O que é?
O Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, e caracteriza-se pela dificuldade na capacidade do indivíduo se comunicar, se relacionar e interagir com o ambiente a sua volta.
O TEA – Transtorno do Espectro do Autista é constituído pelo Autismo, Síndrome de Asperger, pelo Transtorno Desintegrativo da Infância, também conhecido como Síndrome de Heller e pelo Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.
A Síndrome de Asperger é semelhante ao Autismo, porém nessa categoria, não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e não sofrem com comprometimento cognitivo grave.
O Transtorno Desintegrativo da Infância é caracterizado por uma regressão pronunciada em múltiplas áreas de funcionamento, após um período de desenvolvimento aparentemente normal, ocorrendo uma perda significativa de habilidades já adquiridas.
O Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação abrange os demais casos onde o indivíduo não satisfaz os critérios para o transtorno autista devido à idade tardia de seu início ou pelos quadros com sintomas atípicos.
Definição da ASA – Associação Americana de Autismo (1978)
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar a doença. Segundo a ASA – Autism Society of American (em português: Associação Americana de Autismo), os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:
Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas.
Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.
Definição do DSM-IV-TR (2002)
O Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.
Definição da CID-10 (2000)
Autismo infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por:
a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos;
b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).